img-feed img-feed-email

Por que devo... VER FILMES ADAPTADOS DE QUADRINHOS, LER TOLKIEN,FAZER COSPLAY, DAR ESPAÇO A TODA ESSA CULTURA NERD?

















Por Bob D


Eiiiiiitáááááááááá!!!!Alô você que faz cosplay, que joga RPG, que lê Tolkien, que acha bastante plausível o conceito de viagem temporal com buraco de minhoca, que vai pra faculdade com camiseta com o logo do superman. Você está no Bob Quest! Aqui nós discutimos fatos que permeiam a cultura pop de maneira livre, sem muito estardalhaço, sem parecer esnobe ou intelectual blá, blá, blá! Você esta na coluna “Por que devo...” onde traçamos indicações ou mesmo dizemos porque achamos que você deve fazer, ver ou ouvir isso ou aquilo. Claro, sem impor de maneira alguma isso a você, mas propor algo que achamos válido. Sem mais papinho, Vamô lá!!!

Durante muito tempo ser “Nerd” foi uma calamidade, um motivosupostamente justificável à tiração de sarro, piadinhas ou mesmo exclusão desses indivíduos tão diferentes dos padrões impostos pela sociedade. De uns tempos pra cá a coisa se inverteu enormemente. Não que estes hoje deixaram de ser alvo de piadinhas, mas antes isso tinha um verdadeiro caráter de preconceito mesmo, principalmente na sociedade americana, onde isso fica explícito nos filmes colegiais dos anos oitenta. Na minha opinião, o que aconteceu com os nerds foi o mesmo que ocorreu (em suas devidas proporções) com a escravidão no Brasil, onde um dos fatores atenuantes ao fim desta, foi justamente a necessidade de mercado consumidor (mais detalhes no post desse blog:”Seção cola pronta”). A cultura Nerd (quadrinhos, RPG, games, ficção científica, fantasia, animês, séries, animação ocidental) nunca esteve tão evidente. Isso se deve principalmente pelo mercado, cada vez maior, em forte expansão aos produtos antes tidos como underground, subculturais.
Hoje os filmes que mais enchem os cofres de Hollywood são as adaptações de historias em quadrinhos. As franquias: Homem-Aranha e X-Man, por exemplo, são algumas das que mais geram grana aos produtores e grandes estúdios.
Lembro que o simples fato de você carregar consigo uma revista em quadrinhos, era visto com profunda estranheza ou mesmo repúdio pelas outras pessoas. Se não me engano foi o Spielberg quem disse em entrevista que costumava esconder suas Hq’s dentro de revistas playboy e as lia escondido dos amigos. Isso demonstra bem o que era ser um nerd antigamente.
Pra mim a maior prova de aceitação do mundo Nerd na atualidade não são as longas filas dos cinemas pra ver “O Senhor dos Anéis” ou as filas na entrada dos encontros de anime e RPG, mas a existência de representantes Nerd na TV, nas novelas e seriados. Na Tv americana um dos seriados mais comentados e assistidos dos últimos anos é a série Big Bang Theory, que trata de uma trama “City com” envolvendo um grupo de nerds em seu cotidiano atípico e obviamente engraçado.
Diz a letra da música da banda, ”Os Semi-novos: “O Nerd de hoje é o cara rico de amanhã”. Está correto, porém eu mudaria pra: ”O Nerd de Hoje é o cara rico de hoje”. Os donos do mundo na atualidade são os Nerds (Geeks na verdade) da informática Steve Jobs e Bill Gates.
Você não deve se mesclar a esse mundo de coisas estupendas e às vezes bizarras, apenas por se tratar de uma tendência, mas sim porque viu que realmente pode ser muito divertido, interessante ou mesmo educativo, adentrar e vincular-se a esse fenômeno cultural.O que forma um Nerd não é a maneira de vestir-se ou porta-se. É o interesse, a busca pelo conhecimento de uma coisa (antigamente fora dos padrões de consumo massivo com público alvo muito direcionado) que de tanto oferecer-lhe alegria, felicidade, acaba fazendo parte, influenciando na maneira como você pensa e vê o mundo.
Por ultimo quero aqui agradecer, expor meu apreço e indicação as pessoas que foram fundamentais na construção de suas obras e na divulgação de determinados conceitos, que fizeram com que os Nerds hoje tenham um largo espaço na sociedade. Foram determinantes: Steven Spielberg, George Lucas, J. R. R.Tolkien, Júlio Verne, Osamu Tezuka, Michael Crington, Peter Jackson, Robert Zemericks, Wachowski Brothers, Stan Lee, Masami Kuramada, Clamp, Alan Moore, Bruce Lee, Niel Gaiman, Isaak Azimov, Sam Raimi, Akira Toriyama, Frank Miller, Zack Snyder, Quentin Tarantino, Robert Rodriques e muitos outros que por falta de tempo, espaço ou lembrança não pude citar aqui.
Bom, por hoje é só!Xauuuuuu!!!!








Wellcome... Well num come ninguém não!!!

Bem vindo ao seu espaço de discussão sobre Cultura Pop, o BobQuest! O BobQuest é um blog diferenciado. Somente nele voçê pode ser voz ativa e voz ouvida. Nele discutimos desde as principais mazelas da Cultura Pop (nossa especialidade) até assuntos do dia a dia, o que popularmente é definido como "papo de buteco". Divirta-se e fique livre para xingar, comentar e usar da sua liberdade democrática, pois aqui é um dos poucos lugares onde esta será amplamente respeitada.
A Direção

Quem somos noizes?!!!

Somos apenas "caras comuns" que querem ser voz ativa e voz ouvida. A internet é a única ferramenta que dispomos pra dizer o que queremos, quando queremos. Ela é o último veículo de comunicação cem por cento democrático. É o único meio de explanação de pensamentos livres de repressão por parte dos poderes, por isso nós aqui a utilizaremos da forma mais livre e sucinta para adentrar e discutir desde as tendências do mundo pop a quaisquer outros assuntos, independente de influências externas ou internas. Aqui você terá liberdade de falar o que bem quiser... enquanto for possível.

Pra entender o que eu tô dizendo

Siga-nos no Twitter

    follow me on Twitter

    Nossa Trupe

     
    ▲ TOPO ▲